ATI ASPERQD PROMOVE PROJETO RAÍZES VIVAS JONGO MIRIM DO DEGREDO DURANTE TODO ANO DE 2024 E REALIZA CULMINÂNCIA DO PROJETO COM APRESENTAÇÃO PARA A COMUNIDADE NAS ATIVIDADES DE ENCERRAMENTO DO NOVEMBRO NEGRO

O projeto “Raízes Vivas” Jongo Mirim do Degredo, ofereceu oficinas de Jongo para crianças, adolescentes e jovens na comunidade quilombola do Degredo. O Jongo é uma manifestação cultural afro-brasileira que representa uma forma de resistência e preservação da identidade quilombola. Através das oficinas, buscou-se transmitir o conhecimento da história, cantoria, dança, toque e marcação do Jongo.

O Jongo é uma prática ancestral que mantêm vivas as tradições, a cultura e os saberes da comunidade quilombola. Ao envolver às crianças, os adolescentes e os jovens nessa atividade, estamos garantindo que essas tradições sejam preservadas e transmitidas para as próximas gerações, evitando assim a perda de um legado cultural tão importante.

A atividade foi conduzida principalmente por Pedro Costa, Cleia Costa e José Lira que são mestres de Jongo e griôs da comunidade. Desta maneira, contribuíram com a formação dos quase 50 participantes que persistiram na oficina durante todo o ano de 2024.

Todos os alunos que estiveram regulares nas oficinas receberam uniforme do grupo de Jongo Mirim, mantendo padrão de organização do grupo tradicional, também foi produzido bastão para marcação de roda de Jongo, estandarte de São Benedito, instrumentos (tambores e canzas), também foi elaborada uma cartilha para registrar parte da história e dos lelês entoados, a qual foi distribuída nos eventos do 4° Novembro Negro.

No dia 30 de novembro de 2024, foi realizada a culminância do projeto “Raízes Vivas” Jongo Mirim do Degredo, a atividade realizada teve como atração a “esmolação” e a apresentação do grupo de jongo “Força Jovem” para a comunidade, este evento marcou o encerramento das atividades do 4° Novembro Negro, promovido pela ATI ASPERQD.

A “esmolação” consiste em uma procissão de chegada e saída da casa de comunitários que querem receber o grupo com as cantigas dos lelês e a imagem de São Benedito. Na esmolação, três casas foram visitadas, em que os moradores puderam reviver e relatar que a tradição estava adormecida na comunidade, mas que hoje está de volta, há relatos de que muitos que só viram a esmolação quando criança, puderam apresentar também para os seus filhos como parte da identidade tradicional de sua comunidade.

Após a “esmolação”, todos se deslocaram para a sede da ATI ASPERQD onde houve a apresentação voltada para todos os convidados: Comissão Quilombola, Conselho Ancestral, Diretoria da ASPERQD, pais das crianças e jovens do jongo e integrantes do grupo de Jongo adulto.

Muitas foram as rodas tocadas e dançadas, algumas protagonizadas exclusivamente pelas crianças do projeto, outras em conjunto com o grupo de Jongo adulto e outras pessoas que se sentiram à vontade para participar.

O projeto “Raízes Vivas”: Fortalecendo o Jongo na Comunidade Quilombola do Degredo” buscou não apenas preservar a cultura do Jongo, mas também promover a valorização e o fortalecimento da identidade quilombola. Através das oficinas, as crianças e jovens participantes puderam reconhecer e valorizar parte integrante da história e cultura da comunidade, eles a partir de agora mantêm viva a tradição e mais tarde poderão passá-la para as gerações futuras.

E ATENÇÃO! Em breve teremos novidades, outras atividades culturais no território estão sendo planejadas. ATI ASPERQD, da comunidade para a comunidade!!!