VISITA TÉCNICA À COMUNIDADE QUILOMBOLA DO DEGREDO: PROMOVENDO DIÁLOGO E FORTALECIMENTO DE DIREITOS

No dia 10 de setembro de 2024, a comunidade quilombola do Degredo recebeu uma visita técnica dos membros da Câmara Técnica de Indígenas e Povos e Comunidades Tradicionais (CT-IPCT). O objetivo principal deste encontro foi acompanhar a apresentação do plano de comunicação da Fundação Renova e discutir assuntos relevantes para o Comitê Gestor do Plano Básico Ambiental Quilombola (PBAQ).

A visita contou com a presença de representantes de instituições como a Fundação Palmares, o Ministério da Igualdade Racial e a Secretaria de Direitos Humanos do Estado do Espírito Santo, que desempenham papéis importantes na CT-IPCT. O evento foi organizado em dois momentos distintos, proporcionando um espaço favorável para o diálogo e a integração entre os participantes.

No primeiro momento, a comunidade teve a oportunidade de conhecer, dialogar e questionar o plano de comunicação elaborado pela Fundação Renova, direcionado especificamente para o território do Degredo. Buscou tratar os pontos controversos do plano e ajustar a forma de comunicação das ações da Fundação dentro da comunidade. A apresentação contou com a presença das pessoas da comunidade, incluindo o Conselho Ancestral.

O segundo momento do encontro consistiu em uma reunião que focou nas necessidades e demandas do Comitê Gestor do PBAQ. Essa discussão contou com a participação da Comissão Quilombola do Degredo (CQD), do Conselho Ancestral, da ATI-ASPERQD, representantes da CT-IPCT e da Fundação Renova. A reunião abordou problemas relacionados à execução dos programas do PBAQ, buscando que a Fundação Renova oferecesse as soluções necessárias, com mediação dos membros da CT-IPCT.

A visita técnica à comunidade quilombola do Degredo reafirma o compromisso contínuo dessa comunidade na luta por reparação integral e pela autonomia na busca dos direitos dos povos e comunidades tradicionais, especialmente no contexto do Rompimento da barragem de Fundão, em Mariana/MG.

Por meio de reuniões como essa, busca-se fortalecer a voz e as demandas da comunidade, promovendo um futuro mais justo e respeitoso para todas as pessoas atingidas do território do Degredo. Agradecemos aos envolvidos (as) pela participação e pelo esforço em prol da luta por reparação integral dos povos e comunidades tradicionais.