Histórico Das Tratativas Sobre O Complexo Arquitetônico Do Degredo
Encontro das pessoas atingidas pelo rompimento da barragem de Fundão – Bacia do Rio Doce e Litoral Norte Capixaba!
📆 Vem aí! Nos dias 24 e 25 de agosto, a cidade de Belo Horizonte, em Minas Gerais, sediará o Encontro da Bacia do Rio Doce e Litoral Norte Capixaba, voltado para as pessoas atingidas pelo rompimento da barragem de Fundão.
⚠ Participarão do encontro as e os membros das Comissões Locais Territoriais de cada território atingido de Minas Gerais e do Espírito Santo; as Instituições de Justiça; as Assessorias Técnicas Independentes; a gerenciadora do Orçamento Atingidos Flacso; e representantes de movimentos sociais previamente inscritos.
✅ Este é um momento fundamental para o processo de reparação. Nele, todas as Comissões Locais Territoriais estarão juntas para discutir e decidir sobre temas como:
➡Organização das Câmaras Regionais;
➡Representação de pessoas atingidas nas estruturas de Governança, sendo elas: Câmaras Regionais, Comitê Interfederativo (CIF), Câmaras Técnicas, os conselhos da Fundação Renova que monitoram e fiscalizam suas ações e o Fórum de Observadores.
A Comissão Quilombola do Degredo vai participar com 8 representantes do Encontro das Pessoas Atingidas pelo Rompimento da Barragem de Fundão – Bacia do Rio Doce e Litoral Capixaba, para pleitear as vagas no Sistema de Governança de Reparação, conforme solicitado pelo Ministério Público Federal. A comunidade do Degredo está se organizando para participar a partir do suporte Assessoramento Técnico da ATI-ASPERQD.
🫱🏽🫲🏼 Esta é a primeira vez que os territórios atingidos participarão ativamente da construção e escolha de membros das Instâncias do Sistema de Governança.