O TERRITÓRIO QUILOMBOLA É SAGRADO: AÇÕES DE PREVENÇÃO À COVID19 EM DEGREDO – UMA INICIATIVA DA ATI ASPERQD

12/08/2020

Os mobilizadores, do Eixo Social da ATI ASPERQD, iniciaram os trabalhos de fortalecimento das ações de prevenção à COVID19 junto à comunidade de Degredo. As atividades envolveram: diálogo sobre as dúvidas da comunidade em relação à COVID-19; treinamento da equipe de mobilizadores; e entrega do informativo, elaborado de forma interdisciplinar pela ATI.

Os mobilizadores receberam orientações da equipe do Eixo Saúde da ATI ASPERQD e também da equipe do Hospital Oswaldo Cruz, que realizou um encontro virtual com toda equipe da ATI. Na ocasião, a equipe do Hospital Oswaldo Cruz ouviu e respondeu as dúvidas trazidas pela comunidade através dos mobilizadores. O processo realizado no território também ocorre em diálogo com a equipe de Saúde da Família do Pontal do Ipiranga, que presta assistência à saúde para a comunidade.

 

Durante a entrega dos panfletos, a comunidade faz seus questionamentos no diálogo com os mobilizadores. Os mobilizadores repassam estas dúvidas para a equipe do Eixo Saúde da ATI, e a equipe do Eixo Saúde responde as questões e reforça os cuidados sobre estes temas.

O processo de fortalecimento da prevenção à COVID19 em Degredo é uma ação organizada pela ATI ASPERQD com o objetivo da preservação da comunidade quilombola frente à pandemia. Além disso, faixas com recomendações sobre a prevenção a COVID19 serão colocadas em locais estratégicos da comunidade. Todas as atividades realizadas pelos mobilizadores obedecem às normas de vigilância em relação ao distanciamento espacial.

Reforçando as recomendações da Fundação Palmares: Você, que costuma visitar comunidades quilombolas, seja por razões afetivas, turísticas ou para fins de estudos, siga as recomendações das autoridades de saúde e evite esses territórios tradicionais pelo período que for necessário para o combate a COVID19.